Não sou sociólogo...
não sou intelectual...
mas de tempos em tempos surgem polêmicas raciais, sendo a principal evidentemente, negros X brancos.
Não sou profundo conhecedor do assunto, e como bem disse acima não sou sociólogo, mas tenho algumas opiniões formadas a respeito e gostaria de discuti-las.
Vamos lá...
históricamente, os negros são desfavorecidos na sociedade, isto é FATO. E, aos poucos, vamos quebrando velhos paradoxos e os negros vem conquistando muita coisa importante nos últimos tempos; a última delas, sem a menor dúvida, foi Barack Obama ser eleito presidente dos Estados Unidos da América, o primeiro presidente negro na história do país.
Acho todas essas conquistas muito significativas e importantes na história de nossa sociedade, sem dúvida.
Porém...
Encaremos a realidade: hoje em dia, em diversas oportunidades, há preconceito racial de AMBAS AS PARTES, de brancos contra negros mas tambem, de negros contra brancos.
Muitas vezes vejo, e por favor não me pré-julguem aqui, os negros se cercando deste contexto histórico em benefício próprio.
Por exêmplo...
não foram poucas as vezes que vi negros vestindo camisetas com a estampa "100% negro". E muita calma nessa hora. Acho muito bacana ter orgulho de suas origens, sem dúvidas. Mas, imaginemos um branco usando uma camiseta com a estampa "100% branco". Este, sem dúvida, seria acusado de racismo.
Ou seja...
hoje em dia, para casos idênticos, um é considerado orgulho da raça e outro preconceito. Sim, aí tem coisa errada, sem dúvida.
E, indo mais além nesses casos, já ouvi depoimentos e já sofri preconceito pelo simples fato de ser branco. Já passei na porta de boates em que só entravam negros e fui martirizado pela cor da minha pele, já ouvi de pessoas próximas a mim que foram EXPULSAS em determinados encontros de sambistas por serem brancas, enfim.
E antes que por ventura me julguem preconceituoso neste sentido, afirmo que não sou, absolutamente. Ao contrário, meu melhor amigo, aquele que considero irmão, é negro, tenho uma excelente convivência com a família dele e admiro muito a cultura da mesma.
Acho até que, culturamente, nós brasileiros agimos muito errado com relação as nossas origens. Demos ouvidos demais a nossa linhagem européia e esquecemos de toda a cultura africana enraizada no Brasil. Se, por ora, tivéssemos ouvido melhor e dado mais importância as nossas raízes africanas, nossa cultura seria completamente diferente. Mas enfim, estamos fugindo do nosso foco principal...
Decidi escrever sobre este assunto pois ontem vi mais uma reportagem que mostra a desigualdade social entre brancos e negros no Brasil. E a mesma afirmava que pouquíssimos negros ocupam cargos importantes no setor sócio-econômico brasileiro.
E contra fatos não há argumentos. Mas me pergunto:
Será que os negros não ocupam uma parecela maior nos cargos de importância no setor sócio-econômico brasileiro por simplismente serem negros? Seria racismo da parte dos contratantes?
Esta sim é uma pergunta interessante...
Pois, infelizmente, históricamente os negros são realmente mais desfavorecidos do que os brancos, basta tomarmos como base o regime escravista e enfim. Só o que gostaria de saber, fundamentalmente, se a falta de negros em cargos importantes no Brasil se deve ao despreparo que QUALQUER UM poderia ter ou por uma questão racial mesmo, que aí sim seria gravíssimo acontecer.
Creio ser um pouco dos dois, nesta raíz da questão.
E, pra finalizar, gostaria de discutir uma das grandes polêmicas brasileiras nos últimos anos: a cota para negros em universidades públicas.
Creio isto ser uma falta de respeito para com todos: negros, brancos, japoneses, indígenas, enfim. Não tem cabimento, absolutamente. Cotas em universidades públicas deveriam ser destinadas a POBRES, pois bem sabemos que universidade pública no Brasil é enganação, pois quase que em sua totalidade as mesmas são designadas a ricos. Mas cotas para POBRES e não para NEGROS. Como podemos levar a sério um país como este, afinal de contas? enfim...
Não me entendam mal, por favor. Como já escrevi neste mesmo blog, sou preconceituoso SIM, mas contra a IGNORÂNCIA, e ignorância independe de raças, evidentemente. São só questionamentos que achei interessante dividir com vocês, pois acho importante debatermos questões como estas sem enganações e grandes parcialidades, é claro.
Crazy Diamond.