Quando as pessoas param de reclamar, param de pensar.
Napoleão Bonaparte.
Eis a genialidade de Napoleão Bonaparte. Estava eu, caros leitores, num momento de reflexão, pensando em toda a infelicidade que rodeia a vida de todos.
Você conhece alguem feliz? É rodeado por pessoas felizes? Felizes em todos os aspectos?
Pois eu não. Ao contrário. Sou rodeado por pessoas com problemas, independente de quais problemas, sempre problemas. E eu tambem tenho os meus. Se sou infeliz, não sei, talvez seria muita ingratidão de minha parte rotular-me como sendo infeliz. Meu momento não é bom, é claro, já tive momentos muito melhores... atualmente, são apenas problemas atrás de problemas, de modo que prefiro dizer que vivo, atualmente, uma fase infeliz, enfim.
O fato é que, penso que os romances das novelas, os finais felizes dos filmes, o então eles viveram felizes para sempre dos livros infantis... existem apenas na ficção.
Ok, eu penso que, nós não nascemos para necessariamente sermos felizes, mas sim para aprender. Porém... é complicado mantermos nossa fé com tantos desgostos ao longo de nossa existência.
E de onde vem toda essa infelicidade, que aflinge tanto nossas vidas, pergunto-me. A velha história. Quando estou desempregado, reclamo por estar desempregado. Quando estou trabalhando, reclamo que não tenho mais tempo para absolutamente nada. Quando não trabalho, penso em que gostaria de estar trabalhando, pra ter dinheiro para N coisas. Porém, quando trabalho, consigo dinheiro... mas mal tenho tempo de gasta-lo... e assim sucessivamente.
Porém, quando paro e penso que ando reclamando demais... penso na frase de Napoelão Bonaparte, que faz absolutamente todo o sentido da coisa. Iría até mais além. Paro de ser inconformista, paro de viver. A vida, é, além de um grande aprendizado, um amontoado de contradições. Se paro de almejar sonhos e objetivos, se não mais reclamo na grande rotina que é minha vida... paro de pensar, paro de viver.
Concordam?
Crazy Diamond.
Nenhum comentário:
Postar um comentário