Beneath The Mask, disco de Chick Corea, em compania da magnífica Elektric Band.
Pois bem, este é um dos discos que mudou minha vida. A primeira vez que o ouvi foi no ano de 2003, estava eu em Porto Alegre, e meu irmão me apresenta este cd, que continha, segundo ele, o melhor do "fusion". Até então, eu, viciado e apaixonado por rock e rock progressivo, era um completo leigo em jazz, em fusion. E, sendo batera, minha menta à época limitava-se a Neil Peart; quero dizer, nunca na minha vida eu jamais ouvi algum outro batera que me impressionou mais que Neil Peart. Porém, tudo estava préstes a mudar, é claro...
Ok, coloquei o cd pra rolar no discman e... nossa. Jamais na vida ouvira nada parecido com o que estava ouvindo naquele momento. A qualidade dos músicos e das composições... realmente, aquilo era inédito pra mim.
E o disco foi uma paulada mesmo. Pesquisando posteriormente sobre os músicos que compunham a tal Elektric Band, ví o quanto a musicalidade estava sobrando em Beneath The Mask.
Sabe, todos falam em Dream Theater, extraordinários músicos independente se a pessoa gosta ou não... mas eu não acho. Acho que eles são excelentes INSTRUMENTISTAS. E tem uma diferença muito grande entre bom músico e bom instrumentista, é o que penso. Bom instrumentista é aquele que domina completamente seu instrumento... mas que não sabe usa-lo em prol da música. O bom músico... é aquele que, além de dominar seu instrumento (ou não, em determinados casos), sabe trabalhar o instrumento em prol da música... e nunca o contrário.
E foi isso o que absorvi, ouvindo Beneath The Mask: Todos eles, definitivamente, excepcionais músicos e instrumentistas. Por exêmplo, o próprio Chick Corea, líder da banda... é um pianista de primeiríssima linha. Bem que o mesmo poderia viver compondo apenas discos com piano, fazendo as mais altas demonstrações de técnicas, ou então, colocar seus teclados SEMPRE em primeiro plano em qualquer banda que o mesmo tocar, até mesmo na elektric band. Mas não. O mais fenômenal de Beneath The Mask... é que Corea abre e muito espaço para as improvisações de seus colegas de banda. Todos... todos eles trabalham a técnica em prol da música e não o contrário. Por isso acho que, em termos de arranjo, Beneath The Mask é um dos melhores discos que já ouvi na vida. Ouçam. E não se arrependerão, eu garanto.
Ps: Beneath The Mask, além de tudo, é uma verdadeira AULA de bateria. Apenas Dave Weckl (ok, talvez Virgil Donati tambem) me surpreendeu mais do que Neil Peart. Nunca na vida ví alguem solar mais do que o mesmo. Uma musicalidade e técnica únicas. Vale a pena ouvir!
Beneath The Mask - Chick Corea & Elektric Band
músicos:
Teclados - Chick Corea
Guitarra - Frank Gamballe
Contra Baixo - John Patitucci
Bateria e Percussão - Dave Weckl
Saxofone - Eric Marienthal
Músicas:
Beneath The Mask
Little Things That Count
One Of US Is Over 40
A Wave Goodbye
Lifescape
Jammin E. Cricket 1
Charged Particles
Free Step
99 Flavors
Illusions
Absolutamente recomendável. Posteriormente, vim ouvir MUITO mais jazz e todas as suas vertentes, MUITO fusion, até descobrir que os fãs mais extremistas de jazz não suportam fusion. Well... não sabem o que estão perdendo, não é mesmo?
Crazy Diamond.
Nenhum comentário:
Postar um comentário