quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ciência X Religião


Ciência X Religião



A velha indagação...

Não sou profundo conhecedor do assunto, admito, e nem tenho a pretensão em ser, é claro. Porém, acho que esta questão merece uma abordagem opinativa a cada ser vivente deste planeta. Em especial no Brasil, país tão católico, pois... bem sabe-se que, assim como podemos nos referir a este assunto com o título “Ciência X Religião”, também podemos colocar como sendo “Ciência X Catolicismo”, vide que é realmente a igreja católica e todo o seu poder o principal, por falta de uma palavra melhor, “adversário” em milhares de questões.


Bom, todos nós sabemos que esta questão é grande demais para ser discutida ou o que seja em um simples comentário de um blog. Por tanto, desisti da idéia da apresentar uma resenha imparcial, estabelecida em cima de crenças tanto do catolicismo quanto as da ciência. E, pra que diabos existe um blog, espaço este destinado em caráter particular, do que emitir suas próprias opiniões? Por tanto, abaixo comento um pouco de minhas opiniões sobre a questão que levantei. Aos mais esclarecidos, que me perdoem a ignorância.


Vários artistas, anteriormente, levantaram a questão “Ciência X Religião”, em suas músicas, pinturas, livros e afins. Vou citar aqui grandes “best-sellers” que envolvem o tema: Os livros “Anjos e Demônios” e o clássico moderno “O Còdigo Da Vinci”, ambos da autoria de Dan Brown.


Em anjos e demônios, Brown cria personagens que abordam os dois lados da moeda: Cientistas e católicos. Sem dúvida é muito interessante o universo que ele criou com o passado de cada personagem.... mas este já é outro assunto.


Eu, particularmente, DETESTO a igreja católica. O pouco que estudei sobre o assunto mostra tanta podridão, tanto lixo, tanta bosta no ventilador...


E o pior de tudo é ver o quanto a mesma parou no tempo. Se não muito me engano, a crença católica é toda baseada em cima da Bíblia, a mesma que passou na mão de muitos homens... e, como creio que todos acreditamos (eu ao menos acredito), que a maior fraqueza do homem está no poder... será possível que nenhum escrivão modificou a mesma em proveito próprio?


E, indo mais além... uma igreja que proíbe o uso da camisinha, enquanto a áfrica negra morre de aids... e, os mais fanáticos ainda, dizem que só podemos nos guiar de acordo com o que se lê na bíblia. Pois bem. Então, para saber se posso atravessar a rua... terei de consultar a bíblia?


Na real encaro tudo isso como um atentado a inteligência, um atentado ao livre arbítrio... enfim.


Agora, se sou 100% cético? Não. Tenho um lado espiritual, sem dúvida... só não suporto mesmo é o catolicismo. Ainda creio em muitas coisas relacionadas a Deus, é claro. E, se me perguntassem até que ponto vai a ciência em verdade e a religião na mesma... eu não saberia dizer.


Um trecho muito interessante de Anjos e Demônios é quando o principal cientista citado no livro diz algo como, antigamente, atribuía-se fenômenos como a chuva, tempestades, neve a Deuses... e a ciência foi desmentindo cada um desses mitos, tecendo explicações exatas para cada um destes fenômenos naturais. Ou seja... até que ponto vai isso tudo? Será que a ciência vai comprovar que não existe, por exemplo, a reencarnação? Será que a ciência, um dia, explicará o sentido da vida? Impossível saber.


E é aí que entra a religiosidade novamente... repara-se que, em lugares mais carentes... a tendência é que a religiosidade das pessoas seja sempre maior. Creio que não é preconceito, de forma alguma, crer que, quanto maior a ignorância do ser, maior sua religiosidade. Pois claro: o ser humano sem instrução, seja de qual maneira for, é muito mais vulnerável, sempre. Isso é inegável. E, outro motivo, este bem plausível também... é que, diante dos males da vida... as pessoas buscam refúgio “nos braços de Deus”, e preferem se alienar, o que admito, surte um efeito muito bom nas mesmas. Antes alienadas do que amarguradas, ou enfim.


É isso.


Concordam ou eu merecia ser apedrejado em praça pública?

Crazy Diamond.

Nenhum comentário: